No Feminino
Outubro 2013
Inovação no Feminino
O conhecimento das mulheres sobre vinho tem vindo a evoluir muitíssimo. Há cada vez mais mulheres no sector dos vinhos, quer na área da produção como da distribuição. Há concursos internacionais para escolher os melhores vinhos para o gosto feminino. E há, também, cada vez mais mulheres entre quem recomenda, isto é, entre os prescritores de vinho. Diversos estudos estatísticos têm igualmente apontado para as mulheres como as mais importantes decisoras de compras do mundo. Nos EUA estima-se que as mulheres sejam responsáveis por cerca de 85% de todas as compras efetuadas por consumidores, incluindo todos os negócios (desde automóveis aos cuidados com a saúde). As mulheres americanas serão, no mercado vitivinícola, responsáveis por 8 em cada 10 garrafas de vinho adquiridas nos EUA para consumo em casa. No Reino Unido, seis em cada 10 mulheres assume beber vinho pelo menos uma vez por semana.
O desafio para os produtores é, portanto, enorme. Depois de uma Gestão que durante séculos esteve orientada para o pensamento e gosto masculino, os produtores abrem-se ao perfil de consumo das mulheres.
As diferenças entre o gosto feminino e masculino podem não ser colossais. E há, claro, muitos perfis diferentes entre as mulheres. Mas será possível determinar um padrão de consumo com características comuns entre as mulheres? Foi esse o desafio a que o lançamento do Fita Azul Woman procurou responder. Resultado de inúmeros estudos desenvolvidos pela Borges para conhecer o perfil dos consumidores de espumante, o Woman integra as características mais relevantes para as mulheres: é um espumante elegante, leve, aromático, com uma doçura equilibrada e nada enjoativa.
O Fita Azul Woman surge assim como uma inovação portuguesa, sendo o primeiro espumante do mundo dirigido às mulheres. Num estudo recente, realizado num Laboratório de Marketing do IPAM, cerca de 80% dos que provaram o espumante indicaram que seria mais adequado ao perfil de consumo das mulheres do que dos homens. Não acredita? Então tem mesmo de experimentar!